Um ano de Ginásio...



A minha relação com exercício, teve sempre altos e baixos!!
Quando andava no ciclo e no liceu, detestava Educação Física, só tolerava as aulas, quando me punham a correr, a jogar basquetebol ou andebol e no salto em comprimento . Porque, quando se lembravam, de por esta menina, a jogar futebol ou pior voleibol, apetecia-me bater em alguém! Mas pior, pior do que isto tudo junto, eram as aulas de ginástica, eles eram enrolamentos, saltos no trapézio, nunca consegui fazer nada de jeito neste âmbito! Mas, como nesta altura uma pessoa come e não engorda, e como eu era magra, não me preocupava muito com exercício, uma vez por outra ia correr ou fazer caminhadas, mas nada muito objectivo!
Mas, eis que se chega à faculdade, e apercebemos-nos que temos a capacidade de engordar (muito em culpa da cerveja e do fast food), e pior, que este corpo que Deus nos deu, ganha celulite e estrias!! Então decidi, voltar ao exercício, no inicio custa, não há vontade, mas depois até que se lhe ganha o gosto, fazia aulas de aeróbica, corria e a coisa lá andava!
A derradeira crise, aconteceu, quando comecei a trabalhar, no inicio, emagreci que foi uma loucura, mais pela volta de 180ª que a vida tinha dado, do que outra coisa, mas depois comecei a engordar, a celulite a aparecer! Nesta altura, morava ao pé do mar, e a partir de Abril uma pessoa tem autorização para iniciar a época balnear, toda a gente, de biquíni, todos formidáveis, e eu ali flácida como nunca, acho que foi a única altura que consegui cumprir uma dieta, retirei doces da dieta, retirei os hidratos de carbono, e sei que emagreci, mas continuei flácida, mas como o tempo era escasso, e não dava para fazer exercício, foi o que se pode arranjar...
O inverno chegou, para além de todos os abusos, fiquei preocupada comigo, não conseguia subir umas escadas sem ficar a morrer! E disse para mim mesma: "Miúda, vai ver um ginásio, para ontem!"! 

Entre tomar a decisão, e encarreirar com a coisa, passaram dois meses, neste entretanto, mudei de emprego, e passado um mês de estar no meu actual posto de trabalho, inscrevi-me no ginásio!  E posso dizer que, foi a melhor decisão que tomei em 2011!
Sim, há dias em que me custa muito ir, ou porque estou mais cansada, ou porque estou molenga, mas tento que, duas vezes por semana sejam certas!

Resultados práticos, um ano depois:

  • Consegui voltar a correr, não faço médias fantásticas, mas já corro, há uma ano atrás, corria 100m e morria, agora faço no mínimo 2,5km em 20 minutos. Não é muito, mas, para mim já é uma vitória!
  • Tenho as pernas mais tonificadas e parte da celulite desapareceu, ainda tenho alguma mas antes tinha muito mais! Gosto muito mais das minhas pernas :)
  • A minha barriga tem os abdominais mais definidos, mas ainda falta ali qualquer coisita, mas também não está mal de todo!
  • É o melhor remédio anti stress, e uma óptima ideia para quem não quiser deprimir, ou para sair da depressão. No inicio quem vai sozinho custa mais, eu tive a sorte de ir acompanhada, mas actualmente, vou sozinha, e já não me custa nada. Por isso, o remédio é mesmo ir! :)
  • No inicio, ia mais a cardiomusculação, actualmente, faço mais aulas, aquecendo antes na passadeira uns 20 minutos. As minhas aulas de eleição são: GAP (glúteos, abdominais e pernas), Bodybalance (uma mistura de pilates, yoga e meditação), e a minha mais recente paixão, uma aula que eu sempre pensei que fosse detestar, com a qual não me identificava nadinha, para a qual pensava que não tinha resistência (ainda, não tenho muita), Cicling (também conhecido por Spinning), posso dizer que esta aula, é o meu comprimido anti-stress! Também experimentei, Body Pump  (é uma aula engraçada, mas trabalha muito os membros superiores eu já tenho as costas largas por si); Zumba (é uma aula extremamente divertida e descontraída, muito boa onda, óptima para os glúteos, onde se perde calorias, sem se dar conta) gosto bastante também, mas nem sempre tenho horários compatíveis com ela; Yoga (é engraçado, mas tem uma componente muito  mais zen, pelo que prefiro Bodybalance, porque trabalha mais a nível de exercícios de tonificação, e também engloba a meditação no final).

A conversa já vai longa, e já se devem ter cansado de me ouvir! Isto é somente uma reflexão pessoal, de como o exercício se pode tornar um habito, mesmo a quem, aparentemente, não lhe diga nenhuma. E que, acima de tudo, é uma opção de vida saudável! Não tenho um corpo fantástico, mas sinto-me bem, e penso que isso é o principal, o resto, o resto é ruído! :)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iogurtes de gelatina, Yammi2

Tarte de Maçã by Yammi 2

Granola, homemade by yammy 2